Alcântara-MA – Falta de estrutura, merenda incompleta e transporte escolar precário marcam a educação básica no município. Essas foram algumas das constatações feitas durante escuta pública realizada pelo Ministério Público Federal (MPF) e pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA) na quinta-feira (15), como parte do programa Ministério Público pela Educação (MPEduc).
O evento, realizado no auditório do IFMA, reuniu autoridades, professores, alunos e moradores e trouxe à tona graves problemas: escolas sem climatização, estrutura antiga, sem isolamento acústico e sem salas de atendimento especializado. Na zona rural, a situação se agrava, com transporte escolar limitado e salas multisseriadas.Os reflexos dessas condições aparecem nos indicadores: o Ideb do município atingiu apenas 4,4, bem abaixo da meta mínima de 6. Para levantar as demandas prioritárias, o MPF e o MPMA visitaram 11 escolas, tanto na sede quanto no interior.
Apesar de algumas iniciativas voltadas à valorização da cultura quilombola terem sido destacadas, os órgãos anunciaram que irão emitir recomendações à gestão municipal e acompanhar o cumprimento das melhorias.Uma nova escuta pública está prevista para 2026, reforçando a cobrança sobre a Prefeitura de Alcântara e a necessidade de mudanças urgentes na educação básica do município.
Mais informações podem ser conferidas no site oficial do MPF: https://www.mpf.mp.br/ma/sala-de-imprensa/noticias-ma/programa-mpeduc-realiza-escuta-publica-sobre-a-qualidade-da-educacao-basica-em-alcantara-ma